*Esse é um blog sem fins lucrativos, criado para inspirar as pessoas. Não possuímos os direitos autorais sobre parte do conteúdo visual. Se você for detentor de alguma imagem e não quiser que a mesma seja aqui reproduzida, por favor, entre em contato conosco para retirarmos o material.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eames Molded Plastic Chairs

ASSUNTO: Arte mobiliário


Design Charles e Ray Eames
Fabricante Herman Miller




Se você busca um ambiente com design irreverente, esse clássico de Charles e Ray Eames é uma ótima opção para a decoração moderna na sala de estar e de jantar, escritórios, cafés, bares, restaurantes, recepções ou salas de treinamento. Uma cadeira de plástico moldado simples, atual e resistente, com a qualidade, acabamento e garantia de fabricação Herman Miller, que a tornam confortável e durável.

Um marco no design moderno
A Eames Molded Plastic Chair foi a primeira cadeira plástica produzida em série, apresentada pela primeira vez no Museu de Arte Moderna em 1948. Uma forma simples e limpa, esculpida para acomodar o corpo com muito conforto.





Diversas opções de base e corpo
A cadeira com braço é convidativa e está disponível em três estilos de base: aramada, com quatro pés e de balanço, que apresenta roldanas na cor da madeira maple. A cadeira sem braço é empilhável, com base armada ou de quatro pernas. Sua concha possui cinco opções de cores: preta, azul claro, verde limão, vermelha e branca.


Engenharia bem elaborada e sustentável
A Eames Molded Plastic Chair é fabricada em polipropileno reciclável, sendo amigável ao meio ambiente. O corpo da cadeira é colorido por inteiro fazendo com que as cores se conservem vibrantes por muitos anos de uso contínuo. Para um maior conforto, o corpo é conectado à base por suportes de borracha e o pé padrão também pode vir com feltro para proteger pisos de superfície delicada.









quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CADEIRA BRNO 255 - MIES VAN DER ROHE

Arte mobiliário




A cadeira Brno 255, projetada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Rohe, é um clássico do design. Também conhecida como cadeira Mies ou Bruno barra chata, esta peça foi projetada especialmente para integrar a casa Tugendhat, em BRNO na República Tcheca. De traços minimalistas, e utilizando materiais inovadores como o aço tubular chato, a cadeira office Brno garante sofisticação e elegância a seu escritório.

Mies Van Der Rohe













terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mega empreendimento na Zona Portuária do Rio

Grandes obras


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice-presidente executivo da Organização Trump, Donald Trump Jr., anunciaram, no dia 18 de dezembro, a construção do Trump Towers Rio, o maior centro corporativo do País, na Região Portuária do Rio de Janeiro.

O empreendimento será desenvolvido, em parceria, pela Organização Trump, a MRP Internacional e a Even Construtora e Incorporadora e será composto de cinco torres de 150 metros de altura, a serem construídas em um terreno de 32 mil m2. O Trump Towers Rio fará parte da revitalização da Região Portuária, que compreende uma área de 5 milhões de m2.



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mural gigante celebra Niemeyer na Paulista

ASSUNTO: Homenagem

FOTOS ALAN TEIXEIRA
Eduardo Kobra assina painel de 52 m de altura


  (Foto: Alan Teixeira)
Um grande tributo a um homem maior. É isso que o mais de meio milhão de pessoas que passam todos os dias pela avenida Paulista, em São Paulo, podem conferir faz alguns dias, desde que o artista plástico e muralista Eduardo Kobra finalizou um enorme painel em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, morto em dezembro de 2012, aos 104 anos de idade. Trata-se de um retrato policromático de 52 m de altura que orna uma das laterais do edifício Ragi, número 124 da praça Oswaldo Cruz, no início da mais famosa avenida de São Paulo.

  (Foto: Alan Teixeira)
O trabalho de Kobra foi iniciado em 14 de janeiro e contou com a ajuda de outras três pessoas de sua equipe. O esforço não foi pouco – trabalhavam em andaimes das 8h às 20h. A obra faz parte do projeto Muros da memória, que modifica a paisagem urbana por meio de pinturas cenográficas que resgatam importantes figuras da memória da cidade. O tributo ao arquiteto também valeu como comemoração aos 459 anos de São Paulo. Kobra explica: "Embora ele fosse carioca, quis homenageá-lo no aniversário de São Paulo, em um dos cartões-símbolos da cidade que é a região da avenida Paulista. Afinal, ele era um cidadão do mundo e homenageou os paulistanos com obras maravilhosas, como o Museu da América 
Latina e o Parque Ibirapuera, entre outras".

  (Foto: Alan Teixeira)
A linguagem geométrica da pintura esconde, em traços do rosto e roupa do arquiteto, referências a várias obras de Niemeyer, como a Pampulha, o Copan, o Museu Oscar Niemeyer e o Palácio do Planalto. Para o autor do mural, é uma honra ver a street artocupar um espaço crescente na cidade. “Eu levei mais de 20 anos para chegar a esse momento de pintar a lateral de um grande prédio numa das mais importantes avenidas. Eu estou muito emocionado e orgulhoso desse trabalho”.



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Torres Satélite, Cidade do México

ASSUNTO: Arte e Design

por: Luis Barragán

As Torres de Satélite ("Satélite Towers") estão localizados em Ciudad Satélite (Anteriormente conhecido como "Elite"), uma zona de classe alta exclusivo, na parte norte de Naucalpan, México (totalmente oposto às zonas pobres do sul, como Tlalpan, Xochimilco e comunidades rurais). Uma das primeiras esculturas urbanas de grandes dimensões, teve seu planejamento iniciado em 1957 com as idéias do renomado arquiteto mexicano Luis Barragán, Jesús Reyes Ferreira pintor e escultor Goeritz Mathias. O projeto foi originalmente planejado para ser composto por sete torres, com o mais alto atingindo uma altura de 200 metros (cerca de 650 pés), mas uma redução do orçamento obrigou o projeto a ser composta por apenas cinco torres, com o mais alto de medição de 52 metros ( 170 pés) e menor a 30 metros (98 pés). Estas torres foram concebidas desde o início para ser um símbolo de Ciudad Satélite, uma afirmação confiante de futuro do México, depois de um desenvolvimento bem sucedido e estável durante os anos da Segunda Guerra Mundial, o que levou a nação, em duas décadas, para se tornar um dos países com maior crescimento no momento, o chamado milagre mexicano. 














quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O discreto poder do design em Viena

ASSUNTO: Design

Hotel Sans Souci prima pela decoração deluxe

  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)

Sediado num prédio de proporções palacianas erguido em 1872, o hotel Sans Souci não mede esforços para se colocar, desde sua inauguração oficial (dia 30), no seleto grupo dos mais respeitados hotéis-boutiques da Europa. O que não é pouco, considerando-se que Viena vive atualmente um boom turístico. O número de diárias registradas pelas hospedarias da capital subiu 30% nos últimos dois anos. No que depender de Norbert Winkelmayer, o investidor por trás do novo hot spot vienense vai subir ainda mais.

  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)
Ambicioso, o projeto não se limita apenas a hospedar viajantes em suítes bem-decoradas que valorizem cada centímetro de seu pé-direito duplo e de sua extensa área (as dimensões podem surpreender quem está acostumado com o padrão europeu de instalações). Ele oferece também um dos maiores spas da capital, com duas saunas, academia com esteiras e equipamentos desenhados por Antonio Citterio e uma piscina subterrânea de 20 metros de comprimento, iluminada por ostensivos lustres Viabizzuno de cristal – uma “catacumba aquática”, nas palavras do arquiteto David Archer, do Yoo Studio. E mais importante: apartamentos residenciais nos dois últimos andares, cujos moradores têm à sua disposição absolutamente todos os serviços do hotel. De 15 unidades que variam entre 65 e 340 m², 10 já foram vendidas, segundo o proprietário.

  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)
Mas a grande virtude do Sans Souci está mesmo na composição dos quartos, capazes de agradar tanto quem tem o olho treinado para o design quanto quem não liga muito para o assunto. Experts e apaixonados pelo tema vão adorar poder relaxar ou pôr a leitura em dia sentados em uma Gilda, desenho de Carlo Mollino para Zanotta, criado em 1954, ou numa Teddy Bear, que Hans J. Wagner concebeu um ano antes. O mesmo vale para as escrivaninhas fornidas com a clássica cadeira de Norman Cherner (todas) ou as suítes que ostentam luminárias Arco, de Achille e Pier Giacomo Castiglioni (só as mais luxuosas). Agora, quem não se interessa muito por mobiliário assinado não perde por ter peças desse tipo no quarto. São todas muito confortáveis e dotadas de cores e revestimentos que as mantém tão neutras como os móveis de um hotel de luxo mais tradicional.
Em linhas gerais, Winkelmayer ergueu um hotel pensado para hospedar tipos como ele: homens de negócios bem-sucedidos, com aspirações culturais e históricas, além de um apurado senso de estilo. A julgar pelo que diz a diretora-geral Andrea Fuchs – “queremos ser o smartphone dos hotéis-boutique, capazes de oferecer de tudo um pouco ou tudo de uma vez” – grandes são as chances de o Sans Souci permanecer na praça por um bom tempo.

  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)
  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)
  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)
  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)
  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)
  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)
  (Foto: © Hotel Sans Souci Management GmbH)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Poltrona e banqueta Eames

ASSUNTO: Arte mobiliário

Um ícone do design Herman Miller. Um refúgio especial do modo de vida moderno.

Este clássico da Herman Miller criado por Charles e Ray Eames, está entre os mais expressivos e colecionáveis designs de mobília do século 20. As formas modernas da Poltrona Eames original são compostas pela combinação de madeira compensada e o couro maleável. Além disso, a poltrona Charles Eames combina com qualquer tipo de decoração, desde as mais clássicas às mais modernas, oferecendo conforto e descanso em casa, em ambientes executivos ou de estar.

Um dos fatores que fazem a poltrona Charles Eames ser tão especial é a atenção aos detalhes. Todas as suas peças são montadas manualmente. Sua estrutura de madeira é composta por sete camadas de cerejeira, cerejeira natural, nogueira ou madeira compensada Santos Palisander, lustrosa madeira compensada que tem as mesmas características de cor e textura da original e vem exclusivamente de florestas sustentavelmente administradas. A base e os suportes traseiros são fundidos em alumínio. Os apoios para os braços são de borracha natural e elástica.
Conforto Clássico

A Eames Lounge Chair and Ottoman é o auge dos esforços de Charles e Ray Eames para criar uma cadeira de sala de descanso confortável e bonita, utilizando técnicas de produção que combinassem tecnologia e habilidade profissional. Sua herança remonta às precursoras Molded Plywood Chairs, criadas pelos Eames nos anos 40, que agora fazem parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.

Charles Eames disse que seu objetivo para essa cadeira era que ela se transformasse em um refúgio especial da vida moderna.


Cadeira-Charles-EamesCade
A primeira Lounge Chair and Ottoman, produzida em 1956, foi um presente de aniversário para o amigo Billy Wilder, vencedor do Oscar de Melhor Diretor e que estreou publicamente no programa Arlene Francis' Home que mais tarde tornou-se o programa Today. Desde então, todas as Lounge Chair que foram fabricadas receberam a mesma atenção minuciosa e artesanal.







Neste projeto dos arquitetos; Inês Sobreira e Ricardo Braga, a poltrona e banqueta Eames, marcam presença, deixando o ambiente leve. Além de proporcionar conforto calor e aconchego o charme consiste em ser diferente, inovador, sem perder o requinte. 
















terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Arena Pernambuco recebe prêmio internacional

ASSUNTO: Grandes obras 


O prêmio International Property Awards selecionou a Fernandes Arquitetos Associados entre os vencedores da edição 2012, com o projeto da Arena Pernambuco, em construção para a Copa de 2014, na categoria “Best” Public Service Architecture. O anúncio oficial foi feito dia 7 de dezembro e os vencedores são reconhecidos pela excelência no cenário global da indústria da construção.

“Para nós, é uma grande recompensa sermos reconhecidos por uma das mais importantes premiações do setor”, disse Daniel Hopf Fernandes, diretor e fundador da Fernandes Arquitetos Associados. “Pensamos a Arena Pernambuco inserida em uma área de grande apelo natural e de dimensões generosas, criando um projeto único e totalmente integrado ao seu entorno, com o menor impacto possível, porém, de grande apelo visual”.

International Property Awards – associado ao Royal Institute of Chartered Surveyors (RICS) e Yamaha – é a maior e mais prestigiada premiação internacional da área, tendo reunido cerca de 2.000 empresas de 88 países participantes nesta edição. Projetos somando mais de R$ 330 bilhões foram avaliados em função de seu apelo visual, eficiência energética e design.

O julgamento se deu por meio de um processo envolvendo mais de 80 especialistas. Eles observam não somente aspectos como impacto e inovação, mas também sustentabilidade ambiental e econômica.



Zanettini é premiado pelo WGBC

ASSUNTO: Eventos



Em cerimônia realizada durante o evento Greenbuild International Conference & Expo 2012, em San Francisco, Califórnia, EUA, o arquiteto Siegbert Zanettini conquistou uma das mais importantes premiações mundiais no cenário da construção sustentável. Promovido pelo World Green Building Council (WGBC), o prêmio David Gottfried Global Green Building Entrepreneurship Award 2012 reconhece a postura empreendedora e pioneira de Zanettini para o desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas de qualidade e aplicação de técnicas avançadas no sentido de transformar a indústria da construção civil e, assim, promover a sustentabilidade e modelos inovadores de negócios neste setor.

Em menos de 15 dias após receber a premiação internacional, no dia 26 de novembro, Zanettini conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2012, um certificado emitido pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes que busca valorizar ações efetivas voltadas ao desenvolvimento sustentável por intermédio da promoção humana e da conservação ambiental. Zanettini foi também homenageado no dia 29 de novembro, com o Prêmio Personalidade ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica).

No auge de sua carreira, tendo assinado projetos de destaque no cenário brasileiro tais como o Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública do Distrito Federal; a escola Graded School em São Paulo; o Centro de Convenções da Unicamp; os hospitais São Luiz Anália Franco, em São Paulo, e Mater Dei em Belo Horizonte; e a ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras – CENPES no Rio de Janeiro (em coautoria com José Wagner Garcia), Zanettini desenvolve desde a década de 70 premissas sustentáveis e inova em projetos com soluções de estruturas metálicas espacialmente ricas e conceitualmente corretas.


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Centro Georges Pompidou

ASSUNTO: Grandes obras


Arquitetos: Renzo Piano + Richard Rogers
Localização: Beaubourg, Paris, França
Ano Projeto: 1977


© conservapedia.com

O projeto foi escolhido mediante um concurso idealizado pelo então presidente da França (1969-74) Georges Pompidou. O impacto sobre a população foi tremendo, tanto pelo desenho e decisões projetuais quanto pelos próprios arquitetos, Renzo Piano e Richard Rogers, ambos quase desconhecidos na época.




Era um modelo baseado nas possibilidades da alta tecnologia, estruturado com um sistema de conexões, tubos e cabos de aço. O conceito mais perceptível do projeto era externalizar toda a infraestrutura do edifício, tornando-a um componente do aspecto visual do edifício. Esse exoesqueleto estrutural e infraestrutural permite, por um lado, identificar claramente a função de cada elemento do edifício, e, por outro, que o interior seja completamente livre e desobstruído.




A identificação da função dos componentes do edifício se dá através da utilização de cores específicas. A estrutura e os maiores componentes de ventilação estão pintados em branco; estruturas de escadas e elevadores, em prateado; elementos de ventilação, em azul; instalações hidráulicas e de incêndio, em verde; elementos do sistema elétrico são amarelos e laranjas; e os elementos relacionados com a circulação pelo edifício estão pintados de vermelho. O principal deles é a escada externa da fachada oeste, pintada de vermelho nos seus planos inclinados inferiores, que possibilita uma surpreendente vista de Paris.




O Centro Pompidou abriga o Museu Nacional de Arte Moderna, que é o maior museu europeu do tipo. Localizada no grande espaço aberto interior está a Bibliothèque Publique d’Information e um centro para música e investigações acústicas conhecido como IRCAM. O espaço exterior, uma praça plana e livre, é constantemente utilizada para eventos urbanos.




O Centro Georges Pompidou foi inaugurado oficialmente em 31 de janeiro de 1977 e desde então recebe anualmente cerca de 6 milhões de visitantes, sendo uma das obras mais visitadas na França.