*Esse é um blog sem fins lucrativos, criado para inspirar as pessoas. Não possuímos os direitos autorais sobre parte do conteúdo visual. Se você for detentor de alguma imagem e não quiser que a mesma seja aqui reproduzida, por favor, entre em contato conosco para retirarmos o material.

Casa Cor 2012







ASSUNTO: Casa cor 2012


ASSUNTO: Casa Cor 2012
Por Júnior Fernandez - Editor Adjunto


Hoje o "Casa com Estilo" recebe o casal de arquitetos Ricardo Braga e Inês Sobreira que assinam o espaço "Sala de Leitura" e "Estúdio de Música", na Casa Cor 2012. O casal sempre teve uma história de ligação com a arquitetura e design. Desde a infância Inês se interessava pelo assunto, e quando tinha 5 anos de idade, seus pais resolveram fazer o projeto da casa deles, o que a empolgou e daí surgiu essa paixão. Sempre gostou de desenhar e nunca tirou isso da cabeça. Já Ricardo Braga vivenciava a arquitetura na família: um tio dele trabalhava na área e isso o inspirou a seguir a profissão.



Tanto Inês quanto Ricardo se formaram na Universidade Federal do Ceará e algum tempo depois ele já trabalhava em um escritório de arquitetura e Inês era estagiária, Tempos depois se casaram e juntos fundaram o escritório RI Arquitetura, que já tem 22 anos de trajetória e assina grandes trabalhos na cidade de Fortaleza. 

Eles partiram desse conceito de moda - que é o tema da Casa Cor esse ano - junto com tecnologia e sustentabilidade. A inspiração partiu do trabalho do estilista Hussein Chalayan, um britânico que é bem ousado nos desfiles, apresentando roupas com iluminação e automação. Ele gosta de cores metalizadas e mistura arquitetura com moda, como por exemplo criando uma saia que vira mesa.


Os arquitetos criaram um espaço dinâmico utilizando automação. O grande destaque do espaço que atraiu o olhar de todos é uma estante que se move, revelando um estúdio de música, que conta com um revestimento para dar uma melhor acústica ao espaço. Esse é um dos lugares preferidos de Ricardo, já Ines ama os objetos vintage com o gramofone, rádio antigo.



Eles imaginaram um ambiente para uma família com pai, mãe e filhos adolescentes. Tem um espaço elíptico na parede para abrigar uma pessoa deitada e que tanto pode ser usado tanto para ler, escutar música. Na sala, uma mistura de retrô com sofisticado ,um lugar que fica na memória.



Fonte:

















INÊS SOBREIRA E RICARDO BRAGA

A INSPIRAÇÃO

Um dos mais intrigantes estilistas de vanguarda do mundo atual, Hussein Chalayan, foi a fonte de inspiração deste ambiente de 45 m², dividido em uma sala de leitura que se integra ao Home Studio. 

Hussein Chalayan nasceu na ilha de Chipre. Radicado em Londres, formou-se na escola Central Saint Martins de Design. Seu desfile de formatura foi uma obra-prima. Desde então, Hussein vem surpreendendo público e crítica. 

Conquistou a fama de ser o estilista que mais se aproveita dos avanços tecnológicos para criar suas roupas, que transcendem a simples função do vestir e se tornam peças de instalação artística. 

As suas criações são dinâmicas, como uma saia de madeira articulada que se converte em mesa, um vestido com aplicações de lâmpadas led que brilham no escuro ou ainda um longo que vira mini graças a automação que encolhe as camadas em pleno desfile. 

Nada melhor que o universo fantástico deste estilista, que cria uma moda ousada mas usável, utilizando tecidos metalizados, desenhos geométricos, luzes e cores, para ser a base do projeto do ambiente.


O AMBIENTE

O tema que nos foi solicitado para o ambiente, Sala de leitura, nos pareceu limitado para os conceitos atuais de multifuncionalidade. Quisemos criar um espaço cultural de convívio e integração para a família. Imaginamos uma família com filhos adolescentes, vivendo em total sintonia com a vida contemporânea. Para se tornar um espaço atraente, não poderiam faltar, além de livros, dispositivos digitais portáteis,

automação e um espaço que conceituamos como Home Studio: um Studio de música para ensaio de diversos instrumentos. Os espaços (Sala de leitura e Home Studio) apesar de conceitualmente dispostos com programas independentes partiram da premissa de oferecer um ambiente harmonicamente integrado.

A disposição dos móveis permite integração das pessoas no estofado em “L” ou individualidade nos vários recantos para leitura: poltronas confortáveis acompanhadas de mesas de apoio e luminárias direcionadas que imaginamos serem utilizadas pelo casal. Já o filho adolescente preferirá o acolhedor nicho, uma zona de conforto onde poderá ficar relaxadamente lendo, ouvindo música ou interligado à internet através do seu tablet.




SUSTENTABILIDADE


A preocupação ambiental é um dos grandes diferenciais deste projeto. Houve uma grande preocupação na escolha de materiais e fornecedores utilizados: os móveis são todos executados em painéis de mdf da Eucatex que tem um programa de manejo florestal para conservação dos ecossistemas naturais, os painéis de vidro temperado da fachada foram reaproveitados do descarte de obras anteriores, o piso em limestone foi assentado de forma a ser reutilizado posteriormente, o projeto de iluminação foi feito com 80 % em LED, garantindo menor gasto energético. Todos os móveis, luminárias, objetos, tapetes e cortinas serão reaproveitados.







A SALA DE LEITURA


Ao se adentrar a Sala de Leitura imagina-se estar chegando a um ambiente mais clássico com a disposição simétrica das colunas em mármore branco carrara da Multipolipedras abrigando esculturas e das duas poltronas pretas Crosia da Italsofa, além do visual do belíssimo lustre Atlantis da italiana Terzani. Simétricos também ,mas em um formato mais descontraído , são os dois grandes nichos elípticos, um abrigando o futon para leitura, o outro o bar e cafeteira. Logo adiante o contraste se dá com uma composição mais contemporânea: as réguas em mdf Palissandro que riscam parede e forro, criando um ritmo intenso formam a estante principal com fundo em espelho bronze. A intensão foi causar um impacto visual com uma interação entre o clássico e as novas formas de linguagem visual.

Uma das estrelas da sala é o grande tapete pachtwork em tons de azul e verde da Adroaldo Tapetes do Mundo, que conta com o amplo sofá modular Puzzle, Italsofa da Galpão D na cor cinza.

A escolha de estofados baixos, próximos ao piso , evoluiu de uma pesquisa que descobriu que quando as pessoas entram em comunhão com seus dispositivos digitais portáteis gostam de se reclinar perto do chão.

Homenageando Hussein Chalayan, os tons metalizados cobre, prata e dourado pigmentam o papel de parede, as mesinhas de apoio , as luminárias e os objetos,imagens que remetem à moda e geometrismos imprimem as almofadas,o dinamismo da iluminação que vem das várias possibilidades de cor graças ao uso da tecnologia RGB.
A iluminação é intimista, focalizando as zonas de interesse como os livros e os locais de leitura através das luminárias de design internacional da Candela.


















































O HOME STUDIO


Mesclando fantasia e realidade, como Chalayan, criamos uma estante móvel, automatizada pela Habitat, que esconde o Home Studio. Como nos filmes, um simples toque faz com que esta estante se mova e dê acesso ao “esconderijo”, onde os músicos da família podem ensaiar, livres de intrusos. Mas, no caso de uma apresentação prive, abre-se a estante e o artista estará de frente para a platéia.

O preto e o prata predominam neste espaço. A atenção se volta para a base do pufe Scrubble, em resina com partituras incrustadas.

Além de primar pela acústica perfeita para as horas de ensaio, com revestimento em painéis estofados, cortinas e piso em tapete, as paredes reservam espaço para tudo que o músico necessita, desde nichos em acrílico para as partituras até painel para anotações de composições e t.v. onde ele possa assistir aos videoclipes.

Para a fachada fica voltado o painel iluminado com formas circulares em chapa de aço vazada e acrílico leitoso branco, também dotado de iluminação RGB.


































Moda e decoração na Casa Cor Ceará 2012

A nova edição da mostra, com o tema “Moda.Estilo.Tecnologia”, tem 40 ambientes modernos e confortáveis assinados por 56 profissionais, um deles é o ambiente SALA DE LEITURA E HOME STUDIO de Inês Sobreira e Ricardo Braga. Confira!













Festa de inauguração da Casa Cor Ceará 2012























Capa jornal O Povo







Fôlder Casa Cor 2012








Versão 3D




Nenhum comentário:

Postar um comentário