*Esse é um blog sem fins lucrativos, criado para inspirar as pessoas. Não possuímos os direitos autorais sobre parte do conteúdo visual. Se você for detentor de alguma imagem e não quiser que a mesma seja aqui reproduzida, por favor, entre em contato conosco para retirarmos o material.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Um origami feito de vidro e alumínio

POR NÁDIA SIMONELLI; FOTOS TORBEN ESKEROD / DIVULGAÇÃO


Projeto é a extensão de um antigo prédio


Uma fachada irregular de vidro e alumínio chama a atenção de quem passeia pela região de Malmö, na Suécia. A construção que parece um origami faz parte da World Maritime University e se destaca em meio às edificações antigas do entorno. Criado pelos escritórios Terroir, da Austrália, e o dinamarquês Kim Utzon Arkitekter, o projeto tinha como objetivo ampliar o edifício construído há cerca um século, que já abrigava a instituição, focada na educação e investigação marítima. Conhecido como Tornhuset, o prédio data de 1910 e sedia o escritório central e a administração do porto de Malmö.





Para terem seu projeto escolhido para a nova ala, os dois escritórios de arquitetura venceram um concurso internacional em 2011. A ideia encantou os jurados: criar uma dobradura para fazer uma interligação visual entre a cidade velha e o porto. Assim, linhas angulares moldadas em aço multifacetado dão forma ao novo espaço. De acordo com os arquitetos, a inspiração surgiu do formato do telhado do Tornhuset, que à primeira vista parece convencional, mas na verdade trata-se de uma complexa geometria.




Toda a fachada é revestida de folhas de alumínio, cuja tonalidade cria uma ligação visual com o telhado do antigo prédio, que permaneceu intacto. O vazio entre as duas estruturas abriga o espaço necessário para a circulação e áreas sociais da instituição.






No interior, passado e presente convivem sem confusão visual ou exagero. Há um respeito à história implícito na arquitetura. As salas de aula foram concentradas no novo pavimento, incluindo um auditório, localizado no piso térreo. No andar superior, foi instalada a biblioteca com varandas que podem se conectar com a antiga estrutura por meio de pequenas passarelas. As grandes aberturas de vidro na fachada e no telhado garantem a entrada de uma bonita luminosidade ao longo do dia, característica pela qual o sul da Suécia é bastante conhecido.

























Fonte: casavogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário